Módulo II - Específico

PROPOSTA

O MÓDULO II – ESPECÍFICO se propõe a promover a iniciação dos alunos na parte prática, em AULAS COLETIVAS (em grupo, salvo peculiaridade do teclado / piano, a definir), conforme a especialidade escolhida (dentro das vagas disponíveis ou conforme as condições do aluno de adquirir seu próprio instrumento, se for o caso), mantendo sempre os avanços na teoria musical e incluindo ainda algumas disciplinas complementares, como “Análise, Apreciação e Estilos Musicais”, “Percepção”, dentre outras.

Durante este módulo, quando reunidas as condições mínimas, sugere-se que o professor apresente o aluno para frequentar (apenas) os ensaios de algum grupo ou conjunto de prática na especialidade escolhida, à consideração e avaliação também do responsável pelo grupo ou conjunto. Não devendo o aluno participar como membro efetivo (participando de forma ativa nas apresentações) do grupo ou conjunto até que haja aprovação tanto do professor quanto do responsável pelo grupo ou conjunto (necessariamente com aprovação dos dois, e não de apenas um destes).

Ao término deste módulo o aluno deverá estar em condições de ler e executar repertório básico, estando também apto a ingressar em algum conjunto musical que execute repertório simples, já sem estar necessariamente acompanhado de seu professor. Por ocasião da formatura de conclusão do Módulo II – Específico, os professores de cada especialidade deverão preparar e apresentar uma música com toda a sua classe de alunos, coroando os trabalhos de encerramento do Módulo corrente e a entrega dos Certificados de Conclusão.