Corpo Docente

Supervisão e Coordenação

Oseas Santana

Professor Emérito e Supervisor de Ensino da Escola de Música - Um dos Precursores do Ensino de Música na Cidade de Mauá / SP

Nascido em 14 de junho de 1953, natural de Recife – PE, iniciou seus estudos musicais em 1972, aos 19 anos de idade, com o maestro e professor Sebastião Leite. Estudou ainda princípios de harmonia com os professores: Capitão Mário Fuzzo, então maestro da Banda do 2º Batalhão de Guardas do Exército Brasileiro; Capitão Mazzini, então maestro da Banda da Força Aérea; Tenente Salles, então maestro da Banda da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Como maestro, assumiu em 19 de novembro de 1979 assumiu a regência da então Banda da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Mauá, a qual, na última década, passou à formação de Orquestra. Ao longo dos anos, vem conduzindo os trabalhos das aulas de música e da Orquestra na realização de musicais, festividades, congressos, conferências, entre outros grandes eventos.

Como professor, foi o responsável pela formação de diversos músicos profissionais espalhados pelo país e fora dele, a exemplo dos autores da presente obra e do clarinetista Thiago Ancelmo, bolsista de curso de pós-graduação (doutorado) na área da música nos Estados Unidos da América.

Henrique Siderio

Professor de Teoria Musical, Coordenador do CLM e Gestor Artístico-Pedagógico da Escola de Música - Idealizador do Projeto

Nascido em 14 de julho de 1992, natural de Santo André – SP, iniciou seus estudos na música em 2002, aos 10 anos de idade, com o maestro e professor Oseas Santana na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Mauá – SP. Estudou Eufônio com o professor Alex Oliveira e também na Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP (antiga Universidade Livre de Música - ULM), no curso de Eufônio Erudito, com o professor Ezequiel Oliveira. Ainda na EMESP, estudou também com os professores Rodrigo Lima, Camila Bonfim, Hermes Jacchieri, entre outros.

Como músico, teve a oportunidade atuar em concertos com grandes solistas como Darcio Gianelli, Nicolay Alipiev, Alexandre Ficarelli, Sergio Coutinho, entre outros, nos períodos em que tocou na Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo (músico convidado, 2009 e 2010). No Exército Brasileiro, foi aprovado como eufonista no Exame de Comprovação de Habilidade Musical (2011) e posteriormente como trombonista, em novo processo seletivo (2017), ambos na Banda de Música do 2º Batalhão de Polícia do Exército, tendo também sido nomeado Instrutor do Estágio Básico de Cabo Músico Temporário após sua promoção à graduação de 3º Sargento. Na Polícia Militar do Estado de São Paulo, foi aprovado no Exame de Qualificação Técnico Musical (2018), como eufonista. Desde 2019, atua como 1º Trombone da X - Jazz Orchestra.

Como maestro, é regente assistente da Orquestra da IEAD em Mauá (sede) desde 2015, regente titular dos tradicionais Musicais de Natal realizados com Coro e Orquestra da IEAD em Mauá (sede) também desde 2015, foi regente assistente do Projeto “Orquestra da Assembleia de Deus na Cidade” em 2017 e regente titular da Banda Regimental da Escola Superior de Soldados da Polícia Militar do Estado de São Paulo no edital 2017/2018. Participou do 1º Seminário Modular de Regência Orquestral – MUSICAD, tendo participado também como ouvinte de master classes de regência com os maestros Giancarlo Guerrero, Marin Alsop, entre outros. Realizou cursos para regentes de grupos musicais e também cursos na área de formação para educadores musicais pelo Projeto Orquestrando São Paulo e pela Fundação OSESP.

Em 22 de novembro de 2021, data em que se comemora o Dia do Músico, foi condecorado com a Medalha: Mérito do Músico Militar - Capitão Franklin, pela Consultoria Nacional de Outorgas - CNO.

É coautor Volume I e autor dos Volumes II e III do Método: Teoria Musical Básica, material didático adotado no Programa de Teoria Musical do Curso Livre de Música. Estudou regência com o maestro e professor Roberto Farias, é licenciado em Música, pós-graduado (“Lato Sensu”) em Docência Superior e atua também como professor de música.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8470648851985445

Marcos Roberto

Professor de Trombone Tenor - Idealizador do Projeto

Nascido em 04 de fevereiro de 1977, natural de Mauá – SP, iniciou os estudos de música em 1992, aos 15 anos de idade, também com o maestro e professor Oseas Santana na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Mauá – SP.

Ingressou em 1996 na então Universidade Livre de Música – ULM (atual Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP), no Curso de Trombone Tenor Erudito, onde estudou com os professores Marcos Sadao Shirakawa, Gilberto Gianelli e Edilson Nery (teoria musical), tendo participado também do grupo de metais da escola, do quarteto de metais do professor Marcos Sadao, do sexteto de trombones do professor Gilberto Gianelli e da prática de Orquestra com a maestrina e professora Monica Giardini e com o maestro e professor Roberto Sion.

Cursou também nesta mesma escola os cursos de Teoria Musical, Harmonia e Contraponto com o Professor Júlio Bellodi. Estudou harmonia e contraponto com o professor Sérgio Gomes e também composição e orquestração com o professor Paulo Galvão.

Como músico, atuou na Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, na Orquestra da IEAD em Mauá e na Banda Marcial de Mauá. Participou de diversos master classes com grandes nomes do Trombone Erudito como Gilberto Gagliardi, Wagner Politschuk, entre outros. É coautor do Volume I do Método: Teoria Musical Básica, material didático adotado no Programa de Teoria Musical do Curso Livre de Música. Atualmente é professor de música, arranjador, compositor e regente assistente da Orquestra da IEAD em Mauá.

Professores das Especialidades

(Especialidades disponíveis a partir do MÓDULO II - ESPECÍFICO)

PROFESSORES TITULARES

Ricardo Sena - Cordas

Luciane Paiva - Flauta

Ian Pereira - Clarinete

Edilson Santos - Saxofone

Antônio Agapito - Trompa

Wendel Freitas - Trompete

Marcos Roberto - Trombone de Vara

Henrique Siderio - Eufônio e Tuba

Edvaldo Santos - Canto / Coral

Wellington Pericinotto - Bateria

Emerson de Souza - Percussão

Jessé André dos Santos - Violão, Guitarra e Contrabaixo

Quésia Barreto - Piano


PROFESSORES SUPLENTES

Thiago Stampini

Josué Carlos

Vastir Barcelar

Vanessa Correa

Daniel Gomes

André Santana

Oseas Santana

Marcos Silva

Todo o crédito pela pela divulgação inicial nas redes sociais e página no site anterior, bem como por toda a identidade visual:

Matheus Moraes Lourenço

"Ao qual, parabenizamos pelo talento notável que possui e externamos nossos mais sinceros agradecimentos pelo empenho em tudo quanto se propôs a fazer pela ESCOLA DE MÚSICA".

Assinam:

Henrique Siderio e Marcos Roberto

Idealizadores do Projeto